OAB/BENTO PARTICIPA DE REUNIÃO JUNTO AO TRT DA 4ª REGIÃO

O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, visitou as cidades de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, na serra gaúcha, nos dias 4 e 5 de fevereiro. O objetivo da iniciativa foi divulgar informações para a comunidade local sobre o papel da Justiça do Trabalho nas áreas de mediação e conciliação.

Durante as visitas, o desembargador Rossal ressaltou que a atuação da Justiça do Trabalho ocorre tanto na conciliação de ações judiciais individuais como na mediação de conflitos coletivos — como greves, despedidas em massa ou impasses em negociações — e até mesmo antes do ajuizamento de dissídios. O vice-presidente acrescentou que a equipe do Tribunal pode se deslocar para municípios do interior do Estado para conduzir mediações e conciliações sempre que for necessário, com o objetivo de buscar a pacificação social. O magistrado também divulgou as datas da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, prevista para ocorrer de 25 a 29 de maio, e da Semana Nacional da Execução Trabalhista, que será realizada de 14 a 18 de setembro. Nesses períodos, as unidades judiciárias realizam pautas extras de audiências para processos que apresentam possibilidade de acordo.

Em Bento Gonçalves, o vice-presidente esteve acompanhado do coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (Nupemec), desembargador João Paulo Lucena, e da supervisora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC-JT) do 2ª grau, juíza Aline Doral Stefani Fagundes. Em Caxias do Sul, além da participação do desembargador João Paulo Lucena e da juíza Aline Fagundes, também houve a presença do juiz Auxiliar da Presidência do TRT-RS, Daniel Souza de Nonohay.

Confira mais detalhes dos eventos realizados nas duas cidades:

Caxias do Sul
Reunião com os representantes da subseção de Caxias do Sul da OAB-RS Rudimar Luis Brogliato (presidente) Fernanda Bonetto (representante da Comissão da Justiça do Trabalho de Caxias do Sul) e outros advogados atuantes na região, com a presença dos juízes Marcelo Silva Porto e Ana Júlia Fazenda Nunes.
Coletiva de imprensa (RBS TV, Rádio Caxias, Rádio Gaúcha, Jornal Pioneiro, Rádio Difusora e Rádio São Francisco).
Almoço com os representantes da Associação dos Peritos na Justiça do Trabalho do RS (Apejust) Giovanni Forneck (presidente), Evandro Krebs Gonçalves (vice-presidente), Ivo martini Junior (1º vice-presidente da Apejust), demais integrantes da diretoria e peritos locais.
Reunião com os juízes Marcelo Silva Porto, Ana Júlia Fazenda Nunes, Rafael Marques, Rafael Moreira, Maurício Marca e Adriana Ledur.
Reunião com o prefeito Flávio Cassina
Reunião com o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Daneluz
Encontro com entidades representativas de trabalhadores no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul.
Encontro com entidades patronais no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul.

Bento Gonçalves
Encontro com os juízes Graciela Maffei, Silvionei do Carmo, Andre Sessim Parisenti e Bruno Marcos Guarnieri.
Coletiva de Imprensa (Rádio Difusora 890 AM, BM News BR, Jornal Semanário, Portal Leouve/Grupo RS COM, Rádio Difusora, Jornal dos Bairros de Bento Gonçalves e Jornal Serranossa.
Reunião com os representantes da subseção de Bento Gonçalves da OAB-RS Rodrigo Terra de Souza (presidente), Josana Rosolen Rivoli (conselheira estadual) e Adriano Minozzo Borges (conselheiro da subseccional).
Encontro com entidades representativas de trabalhadores no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves.
Encontro com entidades patronais no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS