A OAB/RS, por meio de seu Conselho Pleno e pelo seu Colégio de Presidentes das 106 subseções, divulgou notas oficiais para manifestar sua profunda indignação frente ao ofensivo artigo firmado pelo presidente da Associação do Ministério Público do RS, Sérgio Harris.

Confira:

– bit.ly/2f0b1Tv
– bit.ly/2f0iguB

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS), por meio do seu Conselho Pleno, vem a público divulgar Nota Oficial.

Uma das principais virtudes que se espera de homens públicos é o equilíbrio. É a capacidade de, mesmo num momento de debate e ideias opostas, saber se portar com a dignidade e capacidade de interagir num ambiente democrático. O que não se tolera em um homem público, que pretende ser um líder classista, pago com o suor dos tributos repassados pelos cidadãos brasileiros, é a postura arrogante de estímulo ao confronto entre classes.

Os advogados do Rio Grande do Sul foram atacados de forma desequilibrada, leviana e irresponsável pelo presidente da Associação do Ministério Público do RS, Sérgio Hiane Harris. Por meio de insinuações maldosas, mentiras jogadas ao vento, acusações infundadas e insustentáveis, que não representam a posição institucional do Ministério Público do RS, esse servidor público, que deveria ter a mínima condição para lidar de forma equilibrada com situações de debate da sociedade brasileira, vem procurando transformar a advocacia numa espécie de vilã de suas convicções pessoais. Um comportamento minúsculo, vil, sorrateiro.

Os advogados não aceitam essa postura e a repudiam com veemência. Contudo, não causa surpresa este comportamento recente de ataques à advocacia. Em outros momentos, o mesmo promotor evocou lutar “até morrer”, como se estivéssemos em estado de sítio ou guerra declarada. Quando um homem público age desta forma desproporcional e desalinhada com o cargo que representa, devemos alertar a sociedade gaúcha sobre os reflexos desse comportamento inconsequente. Uma atitude lamentável sob todos os aspectos.

Os ataques aos advogados têm como pano de fundo a tentativa de enfraquecer a cidadania da população. A OAB/RS, fiel defensora de direitos e garantias da sociedade, zelosa e atenta aos interesses do cidadão, jamais se curvará a esse tipo de intimidação. Em nome da defesa da cidadania e dos direitos dos cidadãos, os advogados seguirão unidos. Sem clima bélico. Sem desequilíbrios. Mas sempre se posicionando e denunciando. Os advogados gaúchos permanecerão determinados a cumprir sua missão de cabeça erguida.

Conselho Pleno da OAB/RS